marca-nutricampo

RECEBA NOTÍCIAS NUTRICAMPO

Boa Colheita

Brasil é referência no descarte de embalagens de agrotóxico.

Brasil é referência no descarte de embalagens de agrotóxico.

Noventa por cento dos agricultores brasileiros recolhem corretamente as embalagens de agrotóxico vazias, o que torna o país referência mundial. Desde 2008, comemora-se o Dia do Campo Limpo, data marcada por vários eventos em Petrolina, Pernambuco.

A única unidade do Vale do São Francisco fica na zona rural. O local foi enfeitado e produtores participaram de palestras com temas voltados ao trabalho rural.

O Vale do São Francisco produz mais de um milhão de toneladas de frutas por ano. A região fica entre os estados de Pernambuco e Bahia. O uso de defensivos agrícolas é rigorosamente controlado por órgãos responsáveis pela segurança e qualidade da fruticultura irrigada.

As determinações são seguidas à risca na propriedade do agricultor Danilo Marcelino. A uva de mesa é uma das três culturas que ele tem na propriedade de oito hectares. A pulverização é feita por funcionários que usam equipamentos de proteção individual. Depois, é realizada a limpeza dos recipientes. Todas as embalagens precisam ser lavadas três vezes com água, perfuradas e colocadas em sacos plásticos.

O processo é uma exigência do Ministério da Agricultura. Depois que ficam vazios, os recipientes dos defensivos agrícolas devem passar pela limpeza. Depois, o dono da plantação ainda tem que deixar as embalagens em um local correto. Elas nunca devem ser queimadas, nem descartadas no meio ambiente de forma irresponsável. Quem não cumprir as exigências pode ser multado.

As embalagens agrotóxicas são levadas para a central, onde os recipientes são separados por tipo de plástico, volume e material químico. Também é verificado se a embalagem passou pela tríplice lavagem e em seguida vai para a prensa. O destino final é a incineração. Por ano, a central recebe cerca de 110 toneladas de material plástico, que saem das propriedades rurais.

A unidade é coordenada pela Associação do Comércio Agrícola da região. A gerente, Dianara Cavalcanti, acredita que muito trabalho ainda tem que ser feito, principalmente com pequenos produtores, mas destaca o que o Brasil avançou no que diz respeito ao descarte correto desse tipo de embalagem.


http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/08/brasil-se-torna-referencia-no-descarte-de-embalagens-vazias-de-agrotoxico.html

IGARAPÉ - TEL 31 3534-1275 | CONTAGEM - TEL 31 3394-9550